Wi-Fi 7

Wi-Fi 7 vem aí com a promessa de aposentar as redes com fio

Enquanto a grande maioria das fabricantes começou a trabalhar agora com o Wi-Fi 6, e alguns deles no melhorada Wi-Fi 6E, a verdade é que as atenções já estão voltadas para o Wi-Fi 7. Um pouco antes do inicio da CES 2022, que se realizou nos primeiros dias deste ano, a Mediatek revelou que este novo padrão de tecnologia sem fio é 2,4x mais rápido do que o Wi-Fi 6.

No entanto faltava uma apresentação oficial para confirmar as ambições da empresa, e foi isso que aconteceu na passada quarta-feira, dia 19 de Janeiro de 2022, onde a empresa fez duas demonstrações do Wi-Fi 7 para os principais clientes, e colaboradores, do sector. O objectivo: demonstrar as velocidades ultrarrápidas e a transmissão de baixa latência da tecnologia.

Primeiro, a Mediatek confirma que o Wi-Fi 7 será capaz de exibir uma velocidade máxima de 30Gb/s, ou seja, desempenho três vezes mais rápido que o Wi-Fi 6. E isso com o mesmo número de antenas já que o Wi-Fi 7 pode usar Canais de 320 MHz (o dobro dos 160 MHz do Wi-Fi 6). O padrão também suportará a tecnologia de modulação de amplitude de quadratura 4K (QAM).

A MediaTek também demonstrou a tecnologia MLO, que agrega vários canais em diferentes bandas de frequência “para destacar como o tráfego de rede pode continuar a fluir sem problemas mesmo quando há interferência ou congestionamento nas bandas”. Segundo a empresa, esta tecnologia será essencial para fornecer “streaming de vídeo mais rápido e confiável” e jogos online ou em realidade virtual e aumentada.

Wi-Fi 7 promete substituir as redes com fio

Além disso, foi confirmado que o Wi-Fi 7 será compatível com dispositivos da geração anterior que suportam Wi-Fi 6, Wi-Fi 6E e Wi-Fi 5:

“O lançamento do Wi-Fi 7 marcará a primeira vez que o Wi-Fi pode ser um verdadeiro substituto com fio/Ethernet para aplicações de altíssima velocidade. A tecnologia Wi-Fi 7 da MediaTek será a espinha dorsal das redes domésticas, de escritório e industriais e fornecerá conectividade perfeita para tudo, desde aplicações multijogador de AR/VR a jogos em nuvem, streaming de 8K e muito mais”.

Segundo a empresa, os primeiros produtos compatíveis com Wi-Fi 7 chegarão ao mercado em 2023.

Fonte: MediaTek

Tags:

Comentários estão fechados