Windows 11 ganha pastas no Menu Iniciar e novo Gerenciador de Tarefas
A Microsoft liberou nesta quarta-feira (16) uma atualização para o Windows 11 Preview que facilita o uso em dispositivos com tela de toque. Além de introduzir gestos de toque, a nova versão traz de volta a criação de pastas no Menu Iniciar.
A função, presente no Windows 10, permite organizar o Menu Iniciar em categorias de forma simples. Diferente de outras alterações do novo sistema operacional, em que basta editar algumas linhas de registro, trazer essa funcionalidade de volta envolvia instalar programas não oficiais que substituíam o menu oficial do Windows 11.
Arraste e solte
Assim como em dispositivos móveis, ao arrastar um ícone fixado e soltar sobre outro eles serão automaticamente agrupados em uma pasta. Até então, o Menu que deveria agilizar o acesso de programas, teoricamente, acabava funcionando mais como uma gaveta de apps desorganizada e com várias páginas.
A atualização traz de volta a possibilidade de organizar os programas mais utilizados em categorias conforme o usuário preferir. Isso facilita bastante a vida de quem tem o sistema instalado em dispositivos com tela de toque como o Microsoft Surface ou notebooks 2 em 1.
Gestos de toque
Outra novidade, voltada para esse mesmo grupo de usuários, é a introdução novos gestos de toque. Agora, é possível abrir e fechar o Menu Iniciar deslizando o dedo para cima ou para baixo, respectivamente, na Barra de Tarefas.
Deslizando o dedo no canto inferior direito da barra, os usuários terão acesso às Configurações Rápidas do sistema como ativar ou desativar o Modo Avião, Bluetooth e hotspot, escolher a rede Wireless e projetar a tela.
A animação de mudar a orientação da tela ao girar o dispositivo também ficará mais responsiva. O update ainda trouxe a nova versão do Gerenciador de Tarefas, seguindo a interface com os menus superiores transformados em abas acessíveis em uma barra lateral.
Os inscritos no canal de Preview do Windows Insider já podem baixar a atualização e a Microsoft afirmou também que irá trazer atualizações grandes com mais frequência ao longo de 2022.
Fonte: TecMundo
Comentários estão fechados