Apple supera Samsung como maior fabricante de smartphones do mundo
Depois de ficar 9 meses atrás da Samsung, a Apple finalmente ultrapassou a sul-coreana e se tornou a maior fabricante de smartphones do mundo! No quarto trimestre de 2021, a Maçã vendeu 22% de todos os smartphones comercializados. Ou seja, a cada 100 smartphones, 22 eram iPhones. Isso se deve ao grande sucesso do iPhone 13, modelo top de linha da empresa e que teve uma alta procura nos últimos três meses do ano, contrariando a previsão de especialistas.
A Samsung vem logo atrás, na cola da Apple, com uma fatia de 20%. Em terceiro lugar vemos a chinesa Xiaomi, que igualou o seu desempenho em 2020, com 12% de participação de mercado. A informação vem da consultoria Canalys, que costuma fazer esses relatórios periodicamente.
Sucesso do iPhone na China foi fundamental
A China foi fundamental neste crescimento da Apple. O país mais populoso do mundo recebeu o iPhone 13 com um preço bastante agressivo. Ao mesmo tempo, o setor de marketing da Apple conseguiu manter o interesse pelo aparelho em alta. O resultado foi um elevado número de vendas do aparelho.
Mesmo assim, se comparado com 2020, a Apple perdeu 1% de marketshare. Enquanto isso, a Samsung aumentou 3% de sua participação de mercado, somando todo o faturamento bruto.
A Xiaomi, que tem sede na China, tem um gráfico interessante. Em julho nós noticiamos aqui que a Xiaomi havia ultrapassado a Apple e assumido o segundo lugar dentre as fabricantes globais de smartphones. O grande responsável por esse crescimento da Xiaomi foi o mercado latino-americano, que cresceu 300%. Com preços mais atraentes e aparelhos de boa qualidade, a Xiaomi fez a festa em países como o Brasil.
No entanto, a partir do terceiro trimestre de 2021 a Xiaomi começou a sofrer com a escassez de chips e semicondutores. E isso acabou afetando as vendas e a capacidade de produção da empresa. Foi aí que a Apple conseguiu ultrapassar a própria Xiaomi e a Samsung.
Ranking de maiores fabricantes globais de smartphones
O ranking dos maiores fabricantes globais de smartphones é completado pela Oppo, que aparece em quarto lugar, com 9% de participação. Em dezembro ela lançou o Oppo Find N, que compete diretamente com smartphones da Xiaomi e da Samsung. E na quinta posição aparece a Vivo, com 8% de participação.
Apple tem dificuldades de atender a demanda
A indústria de smartphones como um todo sofreu para suprir a demanda dos usuários. E com a Apple não foi diferente. Sanyam Chaurasia, analista da Canalys, teceu o seguinte comentário:
“A linha de produção e suprimento da Apple ainda está se recuperando, mas a empresa foi obrigada a cortar a fabricação no 4º trimestre devido à escassez de componentes, e não conseguiu cumprir com a demanda pelo iPhone. Em mercados estratégicos, a companhia manteve os prazos de entrega, mas em outros não tão importantes, clientes foram obrigados a esperar para ter o novo aparelho”.
A escassez dos chips e semicondutores fez com que o mercado de smartphones ficasse estagnado no trimestre final de 2021. O crescimento foi de apenas 1%, o que é bem atípico, levando em consideração que este é um período com festas de fim de ano e aumento de consumo.
Fonte: Hardware.com.br
Comentários estão fechados