Instagram e TikTok

Instagram e TikTok já testam recurso de assinaturas pagas para criadores

Tanto o TikTok quanto o Instagram já estão testando novas ferramentas para ajudar com que criadores possam lucrar com sua arte nas plataformas de redes sociais. A solução para isso é a chegada de serviços de assinaturas pagas, onde os usuários pagariam para ter acesso ao conteúdo de certos influenciadores e criadores de conteúdo.

O Instagram já começou os testes com alguns selecionados de forma mais aberta enquanto o TikTok ainda está começando seus testes com poucas informações reveladas. As plataformas precisam, ainda, pensar no quanto esse passo pode afetar o engajamento dos conteúdos.

Instagram já começou a testar a ferramenta de assinaturas pagas

Essa semana o Instagram já começou a lançar um teste com essas assinaturas pagas para alguns criadores limitados. A empresa revelou ainda que mais criadores serão adicionados a essa lista nas próximas semanas.

Os fãs poderão pagar um valor mensal para acessar conteúdos que são exclusivos para assinantes, como Lives exclusivas e até mesmo postagens nos Stories. Esses assinantes também ganharão uma tag roxa no nome para revelar seu status para o criador.

Por enquanto os preços variam de US$ 0.99 a US$ 99.99 por mês e os próprios criadores que vão escolher o valor que desejam para a assinatura do seu conteúdo. O Instagram revelou ainda que não vão descontar nenhuma parte desse valor até pelo menos 2023.

Adam Mosseri, chefe do Instagram, disse que essas assinaturas pagas são ótimas formas para que influenciadores e criadores possam ter uma renda previsível na plataforma. Algumas dessas pessoas já faziam algo parecido para monetizar no Instagram, utilizando o recurso de “Melhores Amigos” e cobrando um valor por fora da plataforma para que os fãs entrem na lista e recebam os conteúdos exclusivos.

TikTok também já está de olho nessa opção

O TikTok também já confirmou que está testando seu suporte para assinaturas pagas, já pavimentando o caminho para que os criadores da sua plataforma possam cobrar pelo conteúdo publicado. A empresa, entretanto, não compartilhou muitas informações sobre quando esse recurso será visto no aplicativo para criadores, quantos criadores estão testando ou como será o sistema de pagamento.

Um porta voz revelou que as assinaturas pagas fazem parte de um conceito que está sendo testado e que tem como objetivo trazer novas formas para valorizar a comunidade do TikTok e enriquecer essa experiência.

Porém, ainda há uma dúvida sobre como isso irá de fato influenciar na popularidade de cada criador. O que acontece é que o TikTok tem uma vantagem sobre os concorrentes em relação ao seu algoritmo, que consegue exibir nas páginas “Para Você” os conteúdos de criadores que fazem parte do interesse do usuário.

A partir do momento que esse conteúdo se torna exclusivo para assinantes, ele não aparecerá mais nessa aba e, com isso, os criadores perderão engajamento já que não será exibido para quem não é assinante.

Mas esse problema não é apenas do TikTok. Praticamente todas as redes sociais que tentarem ajudar a monetizar conteúdo terão que equilibrar o engajamento com essa prática. Os próprios criadores também terão que prever qual conteúdo os assinantes realmente estão dispostos a pagar e quais serão gratuitos para ajudar a promover melhor o seu trabalho.

Fonte: Hardware.com.br

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