Padrão HDMI 2.1a pode ser apresentado na CES 2022

HDMI (High-Definition Multimedia Interface) é uma confusão de padrões e recursos por si só. Com muitos recursos opcionais, as fabricantes só implementam se elas quiserem. Por exemplo, embora o HDMI 2.0 possa suportar vídeos em 4K a 120 Hz, nem todas as TVs e consoles com HDMI 2.0 são feitos para isso. Tudo isso torna muito confuso saber quais funcionalidades a sua TV ou monitor pode oferecer.

Pois bem, agora parece que há outra atualização do padrão HDMI a caminho. De acordo com o The Verge (o HDMI Forum ainda não revelou nada), o novo padrão HDMI 2.1a será apresentado na CES 2022.

O principal novo recurso do HDMI 2.1a será o Source-Based Tone Mapping, ou SBTM, para simplificar. Este recurso descarrega mapeamentos de tons HDR para a fonte de conteúdo, por exemplo, seu console, set-top box ou PC. Isso dispensa a TV ou monitor de fazer todo o trabalho árduo por conta própria. O recurso também permitirá uma melhor mistura de conteúdo HDR e SDR no mesmo dispositivo. Por exemplo, você pode usar um software de edição de vídeo renderizando em SDR, mas com miniaturas de vídeo e visualização em HDR.

Mesmo que não mencione HDMI 2.1a especificamente, uma nova página no site do administrador de licenciamento HDMI descreve a nova funcionalidade:

O Source-Based Tone Mapping (SBTM) permite que a fonte envie um sinal de vídeo que aproveite ao máximo a capacidade HDR de um monitor específico, ajustando sua saída para aproveitar melhor o potencial de cada monitor. Como acontece com outras tecnologias HDR, em vez de adotar um conjunto fixo de faixas de cores e brilho, o SBTM permite que a fonte se adapte a uma tela específica. O SBTM também pode ser usado por PCs e dispositivos de jogos para eliminar a otimização manual do usuário para HDR.

Estamos atentos para os primeiros produtos com suporte para HDMI 2.1a na próxima semana, durante a CES 2022, que está se tornando cada vez mais apenas online.

Fonte: Hardware.com.br

Comentários estão fechados