Uber Eats

Uber Eats vai encerrar delivery de restaurantes no Brasil

Uber anuncia o fim do delivery de comida de restaurantes no país; empresa vai focar em entrega de supermercados com Cornershop e pacotes com Uber Flash

A Uber anunciou nesta quinta-feira (06/01) que vai fechar o Uber Eats no Brasil. O serviço de entrega de comidas de restaurantes sofria com a forte concorrência do iFood no país, e ficará disponível apenas até o dia 7 de março de 2022. A empresa, no entanto, continuará realizando delivery em outras frentes — com o Cornershop by Uber, Uber Flash e Uber Direct.

O Uber Eats chegou ao Brasil em 2016, e de acordo com a companhia, atua em mais de 150 cidades, em todos os estados do país. Uma reportagem do Brazil Journal publicada nesta quinta revela que a empresa estaria desistindo do delivery de comida devido ao “monopólio” do iFood, que tem uma fatia de mercado maior do que 80%.

Uma fonte que não foi identificada disse ao veículo que o iFood criou “uma barreira de mercado brutal”, o que tornou as operações de concorrentes “inviável”.

Em novembro de 2020, a Rappi denunciou o iFood ao Cade por práticas anticompetitivas, e a Uber se juntou como parte interessada posteriormente. A ação gerou uma medida preventiva de proibição de exclusividade com restaurantes — entretanto, os acordos de exclusividade já existentes continuariam válidos até o fim do processo, com possibilidade de renovação por até um ano, sem limite de renovações.

Uber continua delivery com Cornershop, Flash e Direct

Apesar do fim do Uber Eats no Brasil, o serviço continua operante em outros 45 países. A Uber esclarece em comunicado publicado nesta quinta-feira (6), que ainda irá realizar entregas no Brasil, mas com foco apenas em três setores:

  • Cornershop by Uber: delivery de supermercados e atacadistas, incluindo itens de decoração, papelaria, bebidas e produtos para pets. O serviço opera em mais de 100 cidades do Brasil e a Uber se tornou a única dona da startup em 2021.
  • Uber Flash: entrega de pacotes e itens pessoais. Em outubro, a modalidade Uber Flash Moto chegou a São Paulo, Rio de Janeiro e mais 20 cidades.
  • Uber Direct: serviço corporativo que permite a lojas realizarem entregas para clientes no mesmo dia da compra. De acordo com a Uber, essa modalidade cresceu 15 vezes no último ano.

Além disso, a Uber mantém seu serviço de corridas por aplicativo, e afirma que irá continuar a expansão para outros meios de transporte, como motos e táxis.

Fonte: Tecnoblog

Categorias:

Comentários estão fechados